Pesquisa Paraná aponta Ciro Gomes na liderança para o Governo do Ceará em todos os cenários - NA BOCA DO POVO

ÚLTIMAS

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Pesquisa Paraná aponta Ciro Gomes na liderança para o Governo do Ceará em todos os cenários

 


O ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB) lidera as intenções de voto para o Governo do Ceará em todos os cenários analisados, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Paraná. O levantamento ouviu 1.502 eleitores em 68 municípios cearenses, entre os dias 17 e 21 de janeiro, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

No cenário estimulado, em que os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, Ciro Gomes aparece na frente, com 44,8% das intenções de voto. Em segundo lugar está o atual governador Elmano de Freitas (PT), que soma 34,2%. Eduardo Girão (Novo) surge na terceira posição, com 7,9%, enquanto o professor Jarir Pereira (Psol) registra 1,6%.

 

Ainda nesse cenário, 6,3% dos entrevistados afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados, e 5,3% disseram não saber ou preferiram não opinar.

 

Em uma simulação de segundo turno entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas, o ex-ministro amplia a vantagem e alcança 51,9% das intenções de voto. Elmano aparece com 37,2%. Os eleitores que não souberam ou não opinaram somam 4,5%, enquanto 6,4% declararam voto branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

 

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor cita livremente seu candidato, os percentuais são menores. Ciro Gomes lidera com 15% das intenções, seguido por Elmano de Freitas, com 12,3%. Camilo Santana (PT) aparece com 4%, Eduardo Girão com 0,9% e Jarir Pereira com 0,1%.

 

O destaque desse cenário é o alto índice de indecisos: 60,2% dos entrevistados disseram não saber ou não opinaram. Outros 1,1% citaram nomes diferentes, enquanto 6,5% afirmaram votar em branco, nulo ou em ninguém.

 

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número CE-05139/2026 e foi encomendada pela Don7 Media.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas